Total de visualizações de página

domingo, 26 de setembro de 2010

Porque voto em DILMA ROUSSEF

"Não há futuro! O que existe é o hoje, é cada dia. E a cada dia temos de dar o máximo pela nossa felicidade. A cada dia temos de nos superar. A cada dia temos de não sucumbir. A cada dia temos de crer em nossa importância, crer que somos fundamentais".
Marcio Azevedo

Estudo o Brasil há 30 anos. Comecei minha trajetória política em 1978, fazendo movimento estudantil secundarista e lutando pela anistia aos exilados e presos políticos da ditadura militar. Em 1979, sempre acreditando na luta por um mundo mais justo e solidário decidi ingressar no sacerdócio e me tornar padre. Em 1980 desisti do sacerdócio, ingressei na JOC, Juventude Operária Cristã e participei das discussões para a fundação do PT, Partido dos Trabalhadores. A JOC foi uma grande escola de formação histórico-política. A cada mês tinhamos reuniões dedicadas apenas a estudar e analisar a conjuntura política do Brasil e do mundo. Fazíamos seminários para entender o funcionamento da sociedade capitalista e para conhecer melhor a proposta do socialismo científico de Marx e Engels. Analisar o Brasil e sua trajetória desde a colonização até os dias de hoje tornou-se, para mim, parte do cotidiano. Quando finalmente optei por priorizar a militância partidária, tornei-me um dos cérebros do PT em São João de Meriti e no Estado do Rio. Juntamente com outro intelectual, Orlando Jr., era encarregado de fazer as análises de conjuntura para subsidiar os companheiros do partido e os documentos em que nosso grupo político se posicionava tanto em São João, como dentro do PT. Várias vezes viramos noites inteiras bebendo café e escrevendo estes textos. Tornei-me, como dizia Antonio Gramsci, um “intelectual orgânico”. Aliás, Gramsci (pensador italiano e fundador do PCI) é a minha referência teórica até hoje

Participei de todas as grandes lutas na Baixada Fluminense e no Rio de Janeiro durante a década de 80. Tinha um imenso orgulho de continuar lutando por tornar este um mundo melhor para todos. Organizamo-nos para lutar pelo saneamento básico para a Baixada Fluminense. Lutamos pelas DIRETAS JÁ em 1983/4. Lutamos por uma Assembléia Constituinte livre e soberana em 1985/6. Lutamos por uma Constituição democrática. Por causa disso fui a Brasília diversas vezes para fazer lobby, para pressionar os deputados e senadores a aprovar um texto constitucional que garantisse amplos instrumentos anti-discriminação, que garantisse a realização de uma reforma agrária e consolidasse a democracia nascente no país. Fomos derrotados em algumas propostas e vitoriosos em outras. Foi nossa luta que garantiu o instrumento constitucional da emenda popular. Foi graças a este dispositivo constitucional que surgiu o projeto de lei da FICHA LIMPA que tem causado tanto desespero aos políticos corruptos.

Participei como um dos coordenadores estaduais da campanha eleitoral mais bonita que este país já viu: a presidencial de 1989. Vislumbrando sempre um país melhor, trabalhei ativamente em todas as campanhas presidenciais do LULA. Me afastei da militância política a partir do momento em que a necessidade de sobrevivência, de construir um patrimônio mínimo, de cuidar melhor das minhas filhas se impôs. Mas não me afastei das minhas crenças, dos meus princípios. Estes sempre estiveram presentes e estão até hoje, em minhas aulas, em meu contato com os alunos. Continuo acreditando que podemos construir um país cada vez melhor.

E neste sentido, com a bagagem política que tenho, com o conhecimento que adquiri sobre este país, levando em conta tudo o que estudei e vivi até hoje, não consigo vislumbrar governo melhor na história do Brasil do que o governo de LULA. Ao longo da história republicana tivemos em Vargas um visionário que lutou e trabalhou muito para que o Brasil se desenvolvesse. E tivemos em LULA, um ex-retirante nordestino, ex-metalúrgico um líder profundamente identificado com as mazelas do povo, que conheceu a miséria, a fome, a falta de tudo. Conheceu e soube nunca se distanciar disto. Conheceu e quando finalmente se elegeu presidente sabia exatamente a quais segmentos da população seu governo iria dar prioridade. JK e os militares pensaram um Brasil com um mercado consumidor em torno de 30% da população. LULA pensou e realizou, num mercado consumidor amplo, composto pela maioria da população. Seu sonho é que todos os brasileiros venham a ser consumidores. Obviamente isto ainda não é possível, pois ele só teve oito anos de mandato.

Agora pensemos: se tivermos mais uns dois ou três governos com a mesma mentalidade e os mesmos objetivos de LULA, por volta de 2020 o Brasil já estará inserido entre os países desenvolvidos deste planeta. E o que é melhor, um padrão de desenvolvimento inclusivo, que tem a distribuição de renda como meta, que inverte as prioridades tradicionais dos mandatários deste país. E, o que é melhor ainda, capaz de fazer tudo isto aumentando os lucros dos capitalistas brasileiros. Ou seja, o Brasil vem sendo palco de um dos mais importantes laboratórios político-econômicos das últimas décadas, indo totalmente na contramão do neoliberalismo e de suas doutrinas excludentes e concentradoras de renda.

Por tudo o que expus, porque hoje, olhando para trás, vejo que fui parte da História recente deste país. Não preciso ler sobre o que ocorreu no país nos últimos trinta anos pois eu estava lá, fiz história, sou parte desta história. Hoje sinto um imenso orgulho de ter participado de tudo o que ocorreu de importante neste país nas últimas três décadas.

Não sou acrítico em relação ao governo LULA. Ao contrário, sei que houve falhas sérias, mas sei também que muito do que não se fez foi por absoluta impossibilidade até mesmo orçamentária. O Congresso Nacional também não ajudou muito pois ali foram barradas diversas iniciativas do Executivo. E mesmo com as falhas e as singularidades/impossibilidades, não tenho dúvida em afirmar que LULA fez um governo espetacular.

Por tudo o que expus, porque sei que sou uma pessoa conceituada, proba, honesta. Porque sei que muitos admiram minha trajetória é que humildemente peço a todos os meus amigos, todos os meus alunos, todos os que me conhecem e sabem dos valores em que acredito que votem em DILMA ROUSSEF para a presidência deste país.

DILMA ROUSSEF é a garantia de continuidade de tudo o que Lula soube fazer. DILMA encarna a possibilidade de continuarmos no rumo do desenvolvimento econômico com justiça social. Acredito piamente que ela fará um excelente governo, por isto estou empenhando minha trajetória, minha palavra e minha imagem na defesa de sua candidatura à presidência deste país que tanto amo.

Um forte abraço a todos e até a VITÓRIA!!

Um comentário:

  1. Olá professor! durante todo o ano discutimos inúmeras questões em sala de aula, inclusive sobre os feitos de Lula, que realmente temos que admitir foi o melhor governo desde a redemocratização.
    Diante disto, externo minha opinião a respeito de Dilma, que eu concordo ser a melhor opção para dar continuidade ao que foi feito nos últimos 8 anos. Porém, acredito que nesta campanha ela está mal assessorada, visto que, das campanhas para desastabilizar o pleito, feitas na internet, nenhuma foi realmente combatida e recebeu resposta à altura, acredito que os auxiliares dela não mensuraram os efeitos nocivos.(esqueceram que a campanha de Obama começou na Internet, e que havia uma forte vigilância por parte de seus assessores para evitar a circulação de material que prejudicasse o agora Presidente)
    Houve também trechos de uma entrevista com Dilma falando sobre o ABORTO, em que a candidata afirma que é uma questão de saúde pública(concordo),que deveria ser implantado no SUS, para que os mais pobres tivessem acesso(discordo).
    O problema é que, assim como, eu tenho uma formação religiosa, milhares de brasileiros também têm, por isso acredito que a melhor resposta, (visto que, Dilma próximo as eleições afirmou ser contra o aborto), seria combater as clínicas irregulares e acima de tudo a prevenção, no entanto a candidata ao afirmar que pretende como governo disponibilizar este tipo de prática no SUS, setores da sociedade reagiram com estranheza, e a resposta veio nas urnas.
    É claro que ela falou como é a realidade. Porém, a sociedade é hipócrita e prefere fechar os olhos para um n° grande de mulheres que morrem ao realizar o aborto das formas mais cruéis, em locais clandestinos.
    No entanto, eu acredito que para virar este jogo, é necessário que Dilma vá a Público e explique melhor a proposta para o aborto, e assim, dirimir quaisquer dúvidas a respeito, evitando maiores "tititis", comuns em épocas de eleição.
    Acredito que dá para virar o jogo!!!

    OBS. Eu votei na Dilma, sou protestante, mas nem todos que viram o vídeo na internet, o entederam como questão de saúde pública e sim como a legalização do aborto e a "banalização da morte de inocente" como eu ouvi de amigos.

    ResponderExcluir