Total de visualizações de página

domingo, 15 de novembro de 2009

Os tentáculos da China

Aproveito-me da viagem de Obama à Ásia para provocar algumas reflexões sobre o papel da China no presente e no futuro próximo.
A esta altura já está bem claro que o governo chinês tem pretensões de hegemonia política e econômica em várias regiões do mundo. É óbvio que a manutenção da expansão e do desenvolvimento econômico da China, já há algum tempo vem esbarrando em suas próprias deficiências no que diz respeito à posse de reservas minerais, vegetais e produção de alimentos. Parte significativa do país é desértica, o que dificulta a expansão da produção alimentar, o que significa que as importações continuarão a crescer muito nos próximos anos. Alguns recursos minerais apresentam-se gigantescos, pois o país é o primeiro produtor mundial de Carvão, estanho e tungstênio, além de possuir imensas reservas de ferro na Manchúria. Em termos de recursos vegetais o país já devastou tudo o que podia, necessitando desesperadamente preservar o que resta.
Portanto, para satisfazer as crescentes necessidades do seu parque industrial o país precisa importar imensa quantidade de matérias-primas de todos os tipos. E para garantir a estabilidade e a continuidade do fornecimento desses bens, é necessário que o país mantenha laços firmes e, de preferência, um elevado nível de atrelamento, com alguns países do mundo. Por causa disso a China vem estabelecendo nos últimos anos, sistemáticas e duradouras parcerias com países da sua periferia imediata na Ásia, países africanos e, mais recentemente, países da América Latina. No fim de semana passado realizou-se o segundo Fórum da Cooperação África-China, no Egito. O presidente chinês, Wen Jiabao, anunciou novos empréstimos na ordem de 10 bilhões de dólares (6,7 bilhões de euros) para a África, como também ajuda de 1 bilhão de dólares para empresas de pequeno e médio porte do continente. Desde meados dos anos 1990, a atuação da China na África aumentou constantemente. No ano passado, o comércio bilateral entre a China e aquele continente ultrapassou os 100 bilhões de dólares. Porém, este é apenas o cenário econômico.
No campo da geopolítica as práticas da China seguem o manual da realpolitik e o país tem utilizado a mesma estratégia utilizada pela falecida União Soviética e pelo combalido(apenas isso) Estados Unidos. Ou seja, o governo chinês tem buscado reforçar laços de cooperação e apoio amiúde a alguns governos autoritários espalhados pelo mundo. Pode-se citar o caso de Mianmar, da Coréia do Norte, do Zimbábue, do Vietnã e do Sudão. Isto inclui vendas de armas, apoio econômico e defesa de tais governos em organismos multilaterais como a ONU e seu Conselho de Segurança.
Os Estados Unidos, sabedores dessa estratégia, tem buscado de forma bastante tímida barrar estes avanços do gigante asiático. Entretanto, a dependência dos EUA em relação à China ocorre em dois campos pantanosos: produção industrial(e importações maciças) e dívida externa. A China detém atualmente a maior parcela dos títulos da dívida pública americana, o que tem sido de grande ajuda para a potência. Porém, não se pode negar também que, inversamente, há uma grande dependência da China em relação aos EUA pois ali está o maior mercado consumidor de produtos chineses do mundo.
Depreende-se então, que há uma espécie de simbiose entre os dois países e que isto vai bem longe. Não por acaso alguns analistas já começam a falar na hipótese de formação, num futuro próximo, de um G-2.

5 comentários:

  1. Já não era hora. Até que o EUA demorou para tentar impedir os avanços chineses. Esse contato de Obama, deve-se à sua conduta de apaziguar e resolver no lero? Porque Bush não era muito de conversas.


    Ps:.Parabéns pela iniciativa,professor. Tenho total certeza que o Blog vai auxiliar muitos estudantes e não-estudantes.

    ResponderExcluir
  2. É incrível como os países alternam-se no poder e a situação permanece a mesma. Novamente os países africanos serão explorados e devastados em troca de acordos aparentemente vantajosos. Com isso, cresce a dependência do capital externo e aumenta a estabilidade interna do continente. Quanto a
    China, cabe a ela o eterno desafio de combinar crescimento com desenvolvimento sustentável, além de muita diplomacia...

    Excelente texto.

    Ps.: O blog ficou ótimo professor. Parabéns e que você continue a estimular nosso senso crítico.

    Camila Clemente.
    Equipe Grau- PVT

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito do texto. Me ajudou bastante, pois China é um assunto que sempre cai nos vestibulares, fora que eu não sabia de alguns fatos importantíssimos, como a china ser o país que mais detém títulos de dívida Americana.

    P.S.: Gostei muito do Blog e espero que o senhor mantenha-o para o bem de todos nós, vestibulanos. ^^

    João Lucas Costa Ribeiro Cordeiro
    Equipe Grau NI - turma: 3003

    ResponderExcluir
  4. Nossa, relembrei das suas aulas... excelente texto (para variar)!

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Que prazer chegar aqui e encontrar textos seus , professor !
    Parabens pelo blog , continue atualizando.
    Grande abraço.

    Isadora - PVT - Equipe Grau

    ResponderExcluir